Como organizar seu casamento na praia

Se você está planejando seu casamento na praia e não tem nenhuma experiência com organização de eventos, pode ficar tranquila que você chegou ao lugar certo.  

 

Há quem diga que organizar um casamento é uma tarefa difícil e trabalhosa, mas com as dicas que você verá a seguir, essa missão de planejar o seu dia perfeito se tornará muito mais simples e fácil. 

Decidir um local para seu casamento na praia

Em primeiro lugar, decidir em qual praia será a cerimônia é uma tarefa crucial. O litoral brasileiro é imenso e as opções de praias são infinitas, cada uma com suas belezas próprias, mas existem mais coisas além de optar por uma praia só por sua beleza.  

Verifique quais os documentos necessários  

Antes de mais nada, se mantenha informada em relação às burocracias necessárias para realizar seu casamento, se você preferir se casar com os pés na areia, saiba que algumas cidades cobram taxa por utilizar um espaço público. Por outro lado, se a sua opção for um hotel ou restaurante de frente para o mar, não há com o que se preocupar, mas é sempre bom se manter informada.  

Certifique-se sobre a infraestrutura necessária

Certifique-se sobre a infraestrutura necessária para realizar sua cerimônia de casamento na praia

Garanta que a praia escolhida possua uma infraestrutura necessária para realização do seu casamento, ou seja, verifique se há estacionamento por perto e se a praia é de fácil acesso. O ideal é visitar o local pelo menos uma vez antes do grande dia, para ter uma noção do espaço e para deixar os convidados o mais informados possível. Se você optar por um hotel ou restaurante, essas são preocupações que também podem ser deixadas de lado, já que normalmente, esses espaços já possuem um preparo para esse tipo de ocasião. 

 

Escolha a data e hora ideal para seu casamento na praia

Agora que o local já está escolhido, o próximo passo é escolher a data e hora. Você deve levar em conta uma série de fatores, uma das grandes preocupações com casamentos ao ar livre é a chuva, por isso, optar pela estação menos chuvosa é importante para o planejamento.  

A hora da cerimônia também deve ser levada em conta na hora das decisões, por se tratar de um casamento ao ar livre, existem diversas opções, a parte da manhã e do almoço possuem uma luz natural mais clara, que valoriza na hora das fotos, porém, umas das novas tendências entre os casamentos feitos na praia é realizar durante o pôr do sol, que também propicia uma iluminação diferenciada para suas fotos. 

 

Preparar a lista de convidados e convites com antecedência  

Os convites e a lista de convidados são peças-chave na hora da organização de casamentos. Por se tratar de um casamento na praia, a lista de convidados tende a ser mais particular, apenas com os amigos e familiares mais íntimos. Enviar os convites com mais antecedência é recomendado, para que os convidados possam se organizar quanto a hospedagem, caso necessário. 

Buffet com pratos típicos e de qualidade

Buffet com pratos típicos e de qualidade  

Agora que você já tem sua lista de convidados completa, é possível começar a organizar a questão do buffet. Conversar com os fornecedores, escolher as melhores opções para a ocasião e provar os melhores bolos e docinhos, como o local desejado é o litoral, opte por comidas que remetem a essa temática, frutos do mar, sucos naturais bem gelados e frutas frescas podem ser a melhor escolha. Lembre-se que em relação ao buffet, uma das melhores opções é optar por um restaurante para casamento que tenha experiência em trabalhar com esse tipo de evento.  

 

Você pode optar por roupas mais descontraídas 

Quando pensamos em roupas de praia, qual a primeira imagem que remete em nossa cabeça? Roupas leves e frescas. Essa pode ser uma boa pedida, investir em um visual com cores mais claras e leves, em relação aos sapatos, salto alto não é muito recomendado caso a cerimônia seja com os pés na areia, boas opções para esse caso são sandálias, ou se os noivos preferirem, ir  descalço até o altar também pode ser conveniente sem problema algum. 

Escolha uma decoração com seu estilo

Escolha uma decoração com o seu estilo  

A decoração do casamento deve ter a cara dos noivos. Nessas cerimônias realizadas na praia, é melhor optar por elementos providos pela própria natureza, apostar em folhagens e móveis de madeira. Cores mais claras como branco e bege são tendências na área que podem render boas ideias para você. 

 

Checklists e Equipes Especializadas 

Por último, mas não menos importante, os checklists são recursos importantes para te ajudar na organização, com eles você pode acompanhar cada passo do planejamento de seu casamento sem problema algum. 

Neste caso, procure locais que já tenham experiência em realização de casamento na praia. Alguns locais especializados já disponibilizam para os noivos um checklist completo para organizar o casamento com pelo menos um ano de antecedência. 

Caso você tenha muitas dificuldades na hora de projetar seu casamento na praia, lembre-se que equipes de assessoria especializadas em casamentos na praia podem vir bem a calhar, os preços podem subir um pouco, mas você conta com profissionais na área de eventos que entendem, eles sempre buscam as melhores opções de fornecedores, dão as melhores sugestões por entenderem do assunto, possuem um plano A, B e C, e não tem preocupações com a organização pós-evento, além de sobrar mais tempo livre para se preocupar com o vestido perfeito ou com a maquiagem. 

 Agora você já está preparada para organizar o seu próprio casamento na praia, veja a seguir nosso outro post sobre casamento na praia de Bombinhas.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Whatsapp
Olá, é um prazer falar com você

Estamos contentes que você tenha entrado em contato conosco. Por favor, preencha nosso pequeno formulário e uma de nossas amigáveis consultoras entrará em contato com você.

Data do casamento:

Quantidade de convidados

X
FALE CONOSCO